Photo Courtesy: Unsplash

Tradutora: Alexandra Soares. Portugal

A manutenção adequada de um automóvel é crucial para mantê-lo nas melhores condições. Além de evitar que você gaste dinheiro em maiores reparações, também garantirá a sua segurança, juntamente com a de outros condutores na estrada. Aqui estão algumas dicas úteis do Mozcarro.com para ajudar a prolongar a vida útil do seu carro e mantê-lo a funcionar sem problemas: 

1.    Conduza com cuidado: se cuidar do seu carro, ele também irá cuidar de si! Um pouco de cuidado ao conduzir pode ajudar muito a dar longevidade ao seu carro e evitar que gaste em reparações desnecessárias e avarias repentinas.
 
2.    Lave seu carro regularmente: Lave o seu carro regularmente para mantê-lo livre de poeira, lama, sujidades e fezes de pássaros acumulados. Use um bom produto de limpeza para automóveis e panos de microfibra para evitar danificar a pintura.
 
3.    Encerar a pintura regularmente: Aplicar cera no seu veículo protege a pintura e faz com que pareça brilhante e novo. Também o salva de raios ultravioleta do sol, que possam ser prejudiciais.
 
4.    Mantenha o interior limpo: Limpe e aspire o interior regularmente para evitar sujidade, maus odores e alergénios. Lembre-se de que os interiores podem deixar uma má imagem de si a outros que possam viajar consigo no seu automovel. 

5.    Estacionar à sombra: Estacionar à sombra evita danos á pintura, por via de raios ultravioleta. Também evita danos internos causados por calor excessivo retido no interior. Como alternativa, pode também usar uma cobertura para automoveis para minimizar o impacto dos raios.
 
6.    Troque o óleo do motor regularmente: as mudanças frequentes de óleo ajudam a limpar poeiras abrasiva e partículas de metal do motor, aumentando a vida útil do motor e melhorando o desempenho.


Photo Courtesy: Pixabay
 
7.    Verifique os filtros de ar do motor: uma mistura de ar e combustível é necessária para o funcionamento eficaz do motor de um automóvel. Os filtros de ar garantem que nenhuma partícula, detritos, etc. sejam sugados para dentro do motor. Filtros sujos e obstruídos podem reduzir a quilometragem e diminuir o desempenho.
 
8.    Verifique óleos e líquidos: Faça uma verificação de rotina dos óleos do motor de vez em quando. Encha-os quando necessário para manter o seu carro em funcionamento sem problemas. O líquido de arrefecimento, óleo de travões, de direção assistida, de transmissão, nível do limpa vidros, etc. devem sempre ser verificados antes de uma viagem longa.
 
9.    Faça a manutenção dos pneus: encher os pneus de acordo com a pressão recomendada pelo fabricante. Pneus com pressão insuficiente podem resultar em menor quilometragem e condução inadequada. As verificações regulares de desgaste ou danos podem ajudar a evitar acidentes graves durante a condução.
 
10.    Verifique as lâmpadas: mantenha faróis, luzes traseiras e indicadores limpos. Substitua lâmpadas defeituosas ou fundidas que possam representar riscos à segurança durante a condução noturna.
 
11.    Agende revisões: Algumas tarefas de rotina de cuidados com o carro podem ser feitas em casa. Mas outras precisam de equipamento profissional e técnicos treinados. Agendar revisões regulares pode ajudar muito a manter o seu carro em boas condições.
 
12.    Procure os sinais de alerta: a maioria dos carros de hoje em dia usa sensores e indicadores para notificar sobre problemas que requeiram atenção urgente. Leia o manual do seu carro e conheça o significado dos diferentes indicadores no painel de instrumentos. Peça ajuda profissional, se necessário.
 
13.    Mantenha os vidros limpos: Certifique-se de que todas os vidros e espelhos estão limpos e sem rachadelas, antes de conduzir para evitar riscos de segurança devido à baixa visibilidade. 
 
14.    Substitua os limpa pára-brisas danificados: as escovas do limpa pára-brisas danificadas ou gastas podem reduzir a visibilidade durante chuva forte ou neve. Elas podem até mesmo causar arranhões ou marcas no pára-brisas.
 
15.    Verifique os travões, correias e baterias: O sistema de travões de um carro devem ser mantidos sempre em perfeitas condições para evitar acidentes graves. Baterias e correias também devem ser inspecionadas e substituídas periodicamente para evitar grandes avarias.
 
16.    Mantenha o chaveiro simples: não adicione outras chaves no mesmo chaveiro que as chaves do seu carro. Uma carga pesada na chave de ignição enquanto ela está inserida pode ter impacto na ignição. O peso de outras chaves enquanto a chave está na ignição pode levar ao desgaste rápido da mesma.

17.    Evite abastecer ao ver um camião-abastecedor: Se houver um camião-abastecedor a encher os tanques do posto de combustível, volte noutro dia ou simplesmente vá a outro posto. Quando os tanques subterrâneos estão cheios, a ação pode levantar sedimentos, que por sua vez podem entupir filtros de combustível e injetores do seu veículo.
 
18.    Verifique o alinhamento das rodas: se achar que a direção está dura ou sentir o carro puxando para um lado, verifique o alinhamento das rodas. Alinhe as rodas depois de colocar pneus novos. O alinhamento incorreto pode reduzir a vida útil dos pneus e também resultar numa condução desadequada.
 
19.    Verifique as velas de incandescência do motor: se este falhar ou apresentar problemas durante a partida, substitua a velas de incandescência. Uma só vela com defeito também pode resultar num maior consumo de combustível, falta de aceleração e baixo desempenho do motor.
 
20.    Revisão do controlo de emissões: o Quénia tem trabalhado para reduzir as emissões dos veículos e melhorar a qualidade do ar. Faça a verificação periódica de emissões de seu carro para manter os padrões quenianos.

Visite Mozcarro.com – o site líder da compra e venda automovel online - para mais blogs e dicas sobre como fazer a manutenção do seu carro, avaliações e as últimas novidades na indústria automotiva. E da próxima vez que pensar comprar um carro ou uma mota, dê uma olhada nas ofertas no Mozcarro.com antes de fechar qualquer negócio!